0

O projeto “Rua de Todos”, da Prefeitura de Belém, levou famílias e praticantes de atividades físicas à avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, na manhã do domingo, 19/08 – data de estreia do mesmo. Com a pista central fechada para carros do perímetro da avenida Marechal Hermes até a rua Boaventura da Silva, das 7h às 19h, a prática de atividades físicas e o lazer foram liberados.

O “Rua de Todos” é um projeto planejado desde o ano passado pela Prefeitura, explica o titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Wilson Neto: “O projeto está sendo desenhado desde o ano passado, sendo um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais para oferecer para as pessoas o espaço de forma compartilhada”.

É importante que a população prestigie e ocupe a rua como espaço de lazer.

Segundo o secretário, o projeto tem como objetivo fazer com que a população utilize a rua como opção de lazer e de forma ordenada. “O ‘Rua de Todos’ continua nos próximos domingos. É importante que a população prestigie e ocupe a rua como espaço de lazer”, disse.

A diversão era para todos: patinar, usar skate, bicicleta e triciclo eram algumas das opções, mas teve quem só queria caminhar. Foi o caso do médico Alexandre Rosa, que aproveitou o domingo para passear com família pela pista central da Doca. “Eu achei a ideia sensacional e com a quantidade de crianças com velocípedes e bicicletas aqui, faz todo sentido trazer a família”, comentou.

E quem não levou o próprio equipamento pôde alugar bicicletas, patinetes, patins e skates com comerciantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). A empresária Bianca Azevedo, que estava com um trailer alugando patinetes e patins, vê com bons olhos a iniciativa da Prefeitura de Belém. “É bem interessante para a gente esse projeto. É mais uma porta aberta para o comércio”, disse.

O projeto “Ponto de Apoio”, que oferece passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos, e a rede Bike Anjo, que incentiva o uso da bicicleta e promove encontros para ensinar a pedalar, participaram do “Rua de Todos”.

Durante todo o dia, servidores de várias secretarias municipais trabalharam no local e nas proximidades. Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) organizaram o trânsito no entorno, a Guarda Municipal garantiu a segurança, equipes da Secon e da Ordem Pública ordenaram e fiscalizaram o comércio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) montou um posto de atendimento para medir a pressão arterial e a glicemia dos praticantes de atividade física, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) instalou 94 novas lixeiras em toda extensão da Doca e espalhou agentes de limpeza de vias públicas durante todo a programação.

No período da tarde a programação do “Rua de Todos” segue com uma exposição da Associação de Automóveis Antigos do Pará (Asaap), que levará 100 veículos das décadas de 60, 70, 80 e 90 para a Doca, um espaço com brinquedos voltado para crianças, além de food trucks com vendas de lanches.

Com informações do Portal ORM e Agência Belém

Ronaldo Brasiliense
Ronaldo Brasiliense é o repórter mais premiado da Amazônia nos últimos trinta anos. Conquistou os maiores prêmios da imprensa brasileira em uma carreira marcada por reportagens denunciando a corrupção, a malversação do dinheiro público, em defesa da democracia, dos direitos humanos, da preservação do meio ambiente e da cultura dos povos da floresta. Atualmente, Ronaldo Brasiliense é presidente da Academia Artística e Literária de Óbidos (AALO) e da Associação Cultural Obidense (ACOB), que administra o Museu Integrado de Óbidos e promove anualmente o Festival do Jaraqui, além de executar obras com o apoio da sociedade civil obidense e do poder público municipal, como a atual revitalização do histórico Forte Pauxis, marco de fundação da cidade de Óbidos.

O nepotismo de Helder em Ananindeua

Anterior

Análise do primeiro programa do Barbalho

Seguinte

Pode ser do seu interesse

Comentário

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *